A nova aplicação Photos do OS X terá novas funcionalidades

A Apple divulgou a semana passada que iria descontinuar as suas duas aplicações focadas em fotografia, o Aperture e o iPhoto assim que a nova aplicação Photos for lançada no início de 2015.

O iPhoto é uma aplicação para fotografia para utilizadores comuns, que não precisam de grandes funcionalidades além das básicas, pelo contrário o Aperture é uma aplicação mais sofisticada para utilizadores profissionais e um concorrente direto ao Lightroom da Adobe. A nova aplicação Photos irá situar-se no meio das duas, tendo algumas funcionalidades mais avançadas mas não tão completas como o Aperture.

Photos OS X 10.10

De acordo com a imprensa, a nova aplicação de fotografia da gigante de Cupertino terá funcionalidades muito requisitadas entre o público profissional entre as quais a pesquisa de imagens, a edição, os efeitos e principalmente a extensibilidade, permitindo adicionar plugins ao Photos.

Na imagem em cima podemos ver funcionalidades como as configurações de luz (exposição, destaques, sombras, brilhos, contraste), cor (saturação, contraste, curvas), preto e branco (tons da foto), definição, balanço brancos.

A Apple disponibilizará a última atualização ao Aperture aquando do lançamento do OS X Yosemite para o tornar compatível com a nova versão do sistema operativo mas a partir daí não será disponibilizada mais nenhuma atualização. Para os que quiserem migrar para o Adobe Lightroom será disponibilizada uma ferramenta própria para o efeito.

0 comentários