8 coisas que um novo utilizador de Mac tem que saber fazer

Comprou um Mac novo e agora? Eu por cá, cedi à tentação e acabei por cometer uma “loucura”. Migrei de PC para Mac mas para não ficar a navegar à deriva aqui fica uma selecção de 8 dicas importantes para quem se está a iniciar no mundo Apple.

Preparar o nosso Mac para efectuar backups

O que são os backups do Mac? Basicamente consoante a configuração que o utilizador tenha ele irá efectuar cópias de segurança de todos os nossos ficheiros. Para tal existe a Time Machine que funciona perfeitamente com uma Time Capsule. Actualmente podem escolher um destes dispositivos com capacidade de armazenamento de 2TB ou 3 TB. Naturalmente como devem saber vão ter o espaço de armazenamento do iCloud para efectuarem cópias de segurança. Mas nunca é suficiente, casa queiramos mais teremos de pagar pelo serviço.

Façam login no iCloud

Já tínhamos falado que todos os produtos da Apple vivem no mesmo ecossistema, e que cada vez mais isso é importante para o pleno funcionamento em sincronia de todos os dispositivos.

O vosso login no iCloud irá permitir que partilhem todo o conteúdo entre os vossos dispositivos. Vai ser possível aceder a todos os contactos, fotografias, músicas, filmes em qualquer dispositivo Apple.

Façam  login no iTunes

O login no iTunes vai permitir que consigam emparelhar o vosso iPhone, iPad, iPod e ao mesmo tempo efectuar as vossas cópias de segurança. Partindo do principio que estão a começar do zero que não percebem mesmo nada disto, é aqui no iTunes que vão ter todos vossos filmes, musicas, séries de televisão, todas as vossas apps e jogos para os vossos dispositivos iOS. Os vossos ePUBs (livros digitais) e os vossos PDFs. Está tudo dentro do iTunes para poderem transferir o conteúdo para os vossos dispositivos iOS.

Imaginem o iTunes como o “coração” de todos os nossos dispositivos iOS, sem o iTunes sincronizado com os vossos gadgets vão ser apenas mais uns tablets e smartphones banais…

Configurem o Email e o Calendário

Com o tempo vão descobrir que existem inúmeras aplicações de terceiros que fazem exactamente o mesmo que as nativas existentes no Mac. Mas aconselho que façam a sincronização destas duas funções pelas apps nativas que vem a acompanhar o sistema operativo.Ao fazerem esta configuração vão reparar que todos os vossos dispositivos iOS vão ficar em sincronia, todos eles vão ter exactamente o mesmo calendário e a mesma conta de Email. Basicamente a Apple funciona num só ecossistema. Trabalhou para isso e as coisas funcionam perfeitamente entre si actualmente.De qualquer das formas se pretenderem e se sentiram mais à vontade podem perfeitamente ir à App Store e comprar um programa que satisfaça as vossas necessidades.

Otimizar a gestão de espaço

Com o último sistema operativo que foi lançado, o macOS Sierra a Apple preparou o mesmo para nos ajudar na limpeza do nosso Mac. De alguma forma os programadores e engenheiros conseguiram criar um algoritmo que “nos entende” e que entende o conteúdo do nosso computador. Basicamente de uma forma inteligente o nosso Mac irá efectuar uma limpeza ao conteúdo do nosso dispositivo para assim poder ganhar espaço, sem nunca interferir com aquilo que realmente precisamos.A gestão de espaço pode ainda ser configurada com aquilo que queremos que seja elemento de backup no iCloud. Desta forma são ficheiros que nunca vão ocupar espaço do disco do nosso Mac.

Configurem os downloads automáticos

Podem e devem configurar os vosso Mac para efectuar downloads automáticos, isto se a vossa rede Wi-Fi assim o permita. Estes downloads automáticos vão conceder ao computador a autorização para vos actualizar as aplicações em segundo plano. E não só, todos os vossos podcasts assinados vão ser descarregados sem terem de se preocupar muito em ir ver as vossas actualizações.

Liguem a vossa impressora

Acreditem, não é a mesma dor de cabeça que costuma ser nos PCs. Mas percam algum tempo antes de precisarem dela para a emparelharem, caso tenham alguma impressora sem fios. No caso de terem uma impressora USB, todo o processo é bem mais simples com o famoso Plug and Play (PnP). Portanto percam algum tempo a configurarem antes de a usarem. Não vos posso dizer como se faz a configuração pois varia de dispositivo para dispositivo.

Download de aplicações e jogos

Provavelmente a parte mais interessante e certamente a primeira coisa que todos fazem antes seja do que for. Vão passar muito tempo aqui na loja online. Pensem na coisa mais absurda que exista, já está? Bem, existe uma aplicação para isso! Existem apps e jogos para todos os gostos, existe tudo o que possam imaginar na loja online. Encontram muita coisa gratuita, mas ao mesmo tempo muita coisa paga.

 

0 comentários