10 atalhos do teclado que qualquer utilizador de Mac deveria saber

O OS X é um sistema operativo cheio de pequenos truques e os atalhos do teclado não são excepção. A Apple preza-se por ter um sistema operativo que é capaz de poupar muito trabalho aos seus utilizadores e isso é uma mais-valia nos seus computadores. Fique agora a conhecer os 10 atalhos essenciais para qualquer utilizador de um Mac.

1.Fechar uma aplicação

shortcut1

Para fechar completamente uma aplicação basta premir Cmd + Q e a aplicação fechará por completo, mesmo que esteja em modo “Não Responder”.

2. Fechar uma janela

shortcut2

Se em vez de fechar por completo uma aplicação quer apenas fechar a janela prima Cmd + W e aplicação fechará a janela e ficará disponível na dock.

3.Abrir uma nova aba

shortcut3

Muitas das aplicações disponíveis para OS X permitem ter várias abas abertas ao mesmo tempo, desde browsers até mesmo o Finder. Para abrir nova aba basta premir Cmd + T.

4. Abrir o menu de aplicações abertas

shortcut4

Para trocar facilmente de aplicação no OS X basta premir Cmd + Tab  e rapidamente pode-se trocar de aplicação para poupar muito trabalho.

5.Abrir a pesquisa Spotlight

shortcut5

Para abrir a pesquisa Spotlight no sistema operativo da gigante de Cupertino basta premir Cmd + Space e pesquisar rapidamente o que se quer.

6.Forçar o fecho de aplicações

shortcut6

Quando uma aplicação deixa de responder e se quer rapidamente fechar a aplicação sem recorrer à dock basta premir Cmd + Option + Esc.

7. Copiar, Cortar, retroceder e Colar rapidamente

shortcut7

Se está habituado a copiar, colar, cortar e retroceder  basta premir Cmd + X, C, V, Z respetivamente para facilitar o trabalho.

8. Pesquisar por palavras ou frases

shortcut8

Se quer pesquisar por uma palavra ou por uma frase basta premir Cmd + F e escrever o que se quer pesquisar no documento aberto.

9. Lançar rapidamente o Quick Look

shortcut9

O Quick Look é uma maneira fácil de ver os ficheiros sem ter que abrir o ficheiro. Para isso basta selecionar o ficheiro e premir a barra de espaço ou então premir o comando Cmd + Y e ver o ficheiro.

10.Acessar rapidamente ao botão de desligar, reiniciar e sleep

shortcut10

Se quiser rapidamente desligar, reiniciar ou colocar em “sleep” o seu Mac basta premir Control + Eject e selecionar o que se quer fazer.

0 comments