10 anos de iPhone: uma história breve

10 anos de iPhone

 

Uma história breve.

Autoria de André Fonseca | Edição de Rogério Moreira

Hoje comemora-se o décimo aniversário do lançamento do primeiro iPhone. O produto que é sem duvida um dos gadgets mais influentes do mundo da tecnologia. Uma década depois da sua apresentação e lançamento no mercado fazemos uma retrospectiva da linha completa.

iPhone 2G

O iPhone original foi apresentado por Steve Jobs, na altura CEO da Apple, em São Francisco a 9 de janeiro de 2007. A Apple prometeu reinventar o telefone, e foi bem sucedida. O iPhone foi em tudo um passo em frente, introduziu a tecnologia multi-touch, introduziu o iPhoneOS, hoje conhecido como iOS, o sistema operativo móvel mais seguro e fácil de usar do mercado, eliminou os teclados físicos dos telefones, E mudou para sempre a forma como interagimos com o mundo digital. A Apple arrancou as vendas a 29 de junho de 2007, em 3 meses foram vendidos cerca de um milhão de aparelhos em todo o mundo. O primeiro iPhone não foi comercializado em Portugal.

iPhone 3G

Depois do boom que foi o primeiro iPhone, na WWDC 2008 a Apple apresentou o iPhone 3G, com um novo design, e suporte ao GPS e 3G, tecnologias em falta no primeiro iPhone. Meses antes com o lançamento do iPhone OS 2 a Apple dava início à febre das apps, com o lançamento da App Store, a famosa loja de aplicações da Apple. Este foi o primeiro iPhone comercializado em Portugal. E a título de curiosidade, Artur Azevedo, fundador do iClub, à altura proprietário da Loja Mac em Braga, foi das primeiras pessoas a vender um iPhone em Portugal.

iPhone 3GS

Em junho de 2009 a Apple relançou o iPhone 3G, com um novo nome iPhone 3GS. E por S entenda-se speed, que em português significa veloz. Ainda em modelos recentes a Apple mantém a máxima de lançar um ano após um novo design, alterações internas, de forma a aprimorar o modelo antecessor. O 3GS foi em tudo melhor que o 3G, o destaque foi para as melhorias na performance, mas para além disso a câmera traseira foi melhorada, e com este iPhone foi dado o suporte à gravação de vídeo.

iPhone 4

Este é considerado por muitos um dos modelos de iPhone mais bonitos. Para além do novo design, com o 4 foi introduzida pela primeira vez uma câmera frontal no equipamento, e apresentado o FaceTime, serviço de vídeochamadas da Apple. Também neste iPhone foi lançado o primeiro ecrã retina.

iPhone 4S

Como aconteceu em 2009 com o 3GS, a Apple pegou no corpo do iPhone 4 e reformulou-o internamente. O iPhone 4s chegou em outubro de 2011, o S do nome deve-se à Siri, foi neste iPhone que a Apple apresentou a sua famosa assistente, atualizou a câmara traseira para os 8MP, o processador, e ainda apresentou o seu serviço de nuvem, iCloud.

iPhone 5

Este foi o primeiro iPhone depois da morte de Steve Jobs. De salientar o aumento do tamanho do ecrã para as 4″, a substituição da entrada de 30 pinos pelo Lightning, e um novo design em alumínio.

iPhone 5S e iPhone 5C

Em 2013, pela primeira vez a Apple apresentava dois novos iPhone: O iPhone 5s e 5C.
O iPhone 5S apresentava-se como sendo o topo de linha. Com este a empresa introduziu um leitor de impressões digitais, apelidado de TouchID. E como vinha acontecer com versões S anteriores, renovou o seu interior , a Apple apresentou um novo processador o Apple A7 de 64-bit, acompanhado de um novo co-processador o M7, especialmente dedicado à monitorização de movimentos, e uma câmera fotográfica melhorada.

iPhone 6 e iPhone 6 Plus

Os iPhone 6 e 6 Plus foram a esperada entrada da Apple no mercado dos phablets. Para além de dois iPhone de dimensões maiores, 4,7″, e 5,5″, o seu design foi inovador. Os iPhone 6 e 6 Plus foram um enorme sucesso de vendas, e com o lançamento desta nova gama destacaram-se para além de novo processador, melhorias nas câmaras, nos ecrãs, e a introdução da tecnologia NFC para utilização do serviço de pagamentos Apple Pay.

iPhone 6S e iPhone 6S Plus

Um ano depois, a história repetiu-se, os 6s e 6s Plus foram apresentados. Surgiram como uma versão melhorada dos modelos antecessores. Com estes a Apple apresentou a próxima geração do multi-touch, com a implementação da tecnologia force touch nos smartphones, ou como a Apple chama 3D Touch. Para além disto a Apple lançou com a nova gama um novo processador, o Apple A9, e atualizou a câmera para os 12MP.

iPhone SE

Em março de 2016, fora do período habitual de upgrade dos iPhone, a Apple surpreendeu e relançou o iPhone 5S, com o nome SE. Apesar de por fora as mudanças relativamente ao antecessor serem quase nenhumas, tendo mantido o tamanho do ecrã e o seu design, no seu interior a história foi bem diferente. O iPhone SE é conhecido como um iPhone com excelente relação qualidade preço devido ao facto do hardware ser quase o mesmo do 6S, a um preço bem mais em conta.

iPhone 7 e iPhone 7 Plus

Passados alguns meses, já dentro do período habitual de upgrade, pela primeira vez na história do iPhone a Apple decidiu manter o design quase intacto pelo terceiro ano consecutivo. É o modelo atual, é polémico, isto por causa do design idêntico aos antecessores, e porque é o primeiro iPhone sem o jack de 3.5mm. Polémicas à parte, traz ainda boas novidades como melhorias nas câmeras, o modelo Plus apresenta pela primeira vez uma dual câmara, o som stereo, e resistência à água e poeiras.

iPhone 8 ou Decade Edition?

2017 é o ano em que se comemoram os dez anos do iPhone, especula-se que a Apple pela primeira vez apresente três novos modelos topo de linha. Os 7S e 7S Plus, que nada mais serão que atualizações iterativas dos atuais 7 e 7 Plus, e um novo iPhone, e este deve apresentar-se como a estrela da companhia, com um novo design, e novas tecnologias, que farão a Apple muito provavelmente voltar a fazer história.

0 comentários

Autor: